quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Atividades do PIBID realizadas na Escola Luiza de Freitas Valle Aranha
Dhienifer da Rosa Martins(UERGS)
Josiane Dias  de Carvalho(UERGS)

Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar nossas experiências de docência obtidas mediante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UERGS Alegrete e mostrar o quão importante o PIBID é, para esse primeiro contato com alunos, escola e suas funcionalidades. Na Escola Luiza de Freitas Valle Aranha, nós acadêmicas desenvolvemos atividades do projeto: “Saberes E Sabores da Docência: O Reencantamento do Prazer de Aprender e Ensinar Através da Mitopoética do Alegrete”, com alunos do 2° ano do Ensino fundamental. Realizamos  atividades diversificadas, com utilização de recursos tecnológicos, contação de história e atividades lúdicas.  Nossos objetivos principais eram de fazer com que os alunos interagirem uns com os outros, desenvolvessem a criatividade e aprendessem de maneira prazerosa. Foram realizadas seis oficinas referentes ao projeto e em cada uma delas conseguimos adquirir novos saberes.
Palavras-chave: relatos de experiência, ensino e aprendizagem, PIBIB.
Introdução
Ao longo deste trabalho estarão os relatos das atividades desenvolvidas no decorrer do segundo semestre letivo da E.M.E.B Luiza de Freitas Vale Aranha, onde   foram realizadas seis oficinas organizadas da seguinte maneira: 1º. Oficina “Era uma vez...”, uma Oficina de Contação de Histórias; 2º. Oficina “Pequenos Escritores do Alegrete”: práticas de leitura e escrita; 3º. Oficina “Um, dois, três: Alfabetização Matemática e  desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático”; 4º. Oficina “Sopa de Letrinhas”: oficina de Letramento e Alfabetização; 5°. Oficina “Corpo e Arte em Movimento” e a 6° Oficina “Navegando”: Introdução à Informática. Foram  proporcionadas aos docentes atividades diferenciadas  dentro da sala de aula, onde cada aluno pode explorar suas criatividades e imaginações contando com nossa colaboração de  acadêmicas. Nosso  interesse foi  de oferecer a todos,   o prazer de aprender   de uma maneira diferenciada que o projeto proporciona, trabalhando o  conhecimento de uma forma dinâmica e criativa.
Em todas as oficinas, os alunos participaram ativamente das aulas. Ao término de cada oficina, observamos que eles expressavam o interesse de saber o que iríamos trazer no próximo encontro. Essa atitude fez com que despertasse-se  em nós  a vontade de  fazer  aulas dinâmicas onde os alunos participassem, provocando neles  a sede do conhecimento. Tudo isso fez com que descobríssemos a  importância de participar do projeto, pois obtivemos crescimento pessoal e profissional.
Oficinas do PIBID realizadas na Escola
 Nas oficinas que realizamos buscamos sempre desenvolver nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, proporcionando a eles contato com materiais diversificados e  interação.
 Nosso primeiro contato com os alunos foi em um visita que realizamos  ao Parque Dr. Lauro Dornelles, numa atividade referente a semana Farroupilha. Isso fez com que déssemos início a nossa primeira oficina que foi a de contação de história
Oficina Contação de História
 Na oficina contação de história utilizamos data show e livros para levar as histórias aos alunos. A partir dessas histórias, desenvolvemos atividades com eles, com materiais reutilizáveis para a confecção de cartões.
 Foram também trabalhadas danças típicas gauchescas, onde montamos com os alunos uma invernada para fazer apresentação no seminário da semana farroupilha na escola. Os alunos interagiram uns com os outros na dança. No começo houve uma resistência para formar os pares, mas no decorrer da atividade conseguimos que eles trabalhassem juntos. Ao término da atividade tanto os alunos quanto nós, nos divertimos muito e observamos que os alunos interagiram entre si.
 Dando continuidade a oficina de contação de história, levamos a história “natureza é você”, onde os alunos escutaram a mesma. Após, realizaram a confecção de um cartão com materiais diversos. Essa atividade proporcionou aos alunos a possibilidade de expressarem sua imaginação, pois cada um pode fazer um cartão da maneira que quisessem, contando com nosso auxílio.
 Nessa oficina observamos que os alunos ajudaram uns aos outros na produção da atividade, dando ideias para os colegas e pedindo opiniões ao seu trabalho e aproveitando para  explorar sua criatividade por meio do conhecimento adquirido  na mesma.
Oficina De Pequenos Escritores
 Na oficina de pequenos escritores levamos a lenda do Caverá. Nossa proposta era que os alunos fizessem uma encenação da mesma, mas para nossa surpresa os alunos ficaram tímidos e não queriam realizar a atividade. Então começamos a contar a lenda e iniciamos  fazendo a encenação, para estimular os alunos a participar. O que realmente aconteceu pois aos poucos os alunos foram se soltando e participando da atividade.
 Os alunos pediram para fazer a encenação novamente, gostaram tanto que não queriam mais deixar de fazer a mesma. Após, os alunos juntamente conosco  criaram uma lenda, a qual  deram o título de “lenda das crianças”. Foi interessante como processo de trabalho conjunto, pois  cada aluno colaborou com uma frase para a criação da lenda.
 Essa atividade proporcionou a eles o uso da imaginação e da sequência lógica, pois cada um tinha que dar continuidade à frase do colega. Nesse dia levamos um jogo de bingo para fazer a exploração da lenda. Essa oficina foi muito produtiva, pois os alunos demonstraram interesse nas atividades propostas e na produção do texto coletivo.
Oficina De Matemática
 Na oficina de matemática, para fugir um pouco do foco da realidade dos alunos, foi realizada primeiramente  a contação do surgimento dos números, levando a eles o conhecimento da descoberta e a importância de seu surgimento. Como a oficina era trabalhar matemática, trabalhamos com  atividades criativas, como jogos e  atividades recreativas, onde  eles trabalharam os conteúdos de uma maneira diferente do dia-a-dia da sala de aula, fugindo do tabu que ela exerce e  com isso aprendendo a ter  o gosto pela matéria. Surgiu daí o encantamento pelo conteúdo administrado.
 Na sequencia da oficina foi desenvolvido com eles a receita do brigadeiro, a partir da mesma, cada aluno pode fazer o seu brigadeiro. Assim eles desenvolveram suas atividades a partir do conhecimento que tinham obtido através do conteúdo que trabalharam em sala de aula, desenvolvendo a adição, subtração, divisão e a multiplicação.
 Percebemos que juntamente com a disciplina de matemática, podemos usar a criatividade até que os mesmos acreditassem que a matemática nada mais é  que uma disciplina igual a qualquer outra. Que é apenas mais uma matéria que esta no currículo escolar e que pode ser trabalhada em sala de aula de um jeito diferenciado, excluindo os problemas e os cálculos como ela é conhecida e proporcionando aos alunos de maneira lúdica, a sua aprendizagem.
Oficina Sopa de Letrinhas
 Na oficina sopa de letrinhas foi explorado um poema. Os alunos desenvolveram suas criatividades através de uma figura de recorte de revistas ou jornais. Foi exposto na turma um painel contando todos os poemas que cada um construiu. Percebemos que eles adoraram trabalhar com figuras ilustradas, entretanto, resolvemos explorar ainda mais suas criatividades no decorrer da oficina, desenvolvendo assim a criação de uma carta, também estabelecida através de figuras ilustrativas, envelope e selo. Tradicional mesmo, para que eles pudessem  interagir ainda mais  entre si.  Foi estabelecida, logo após o término da mesma, uma sugestão, a de que cada um entregasse para um amigo, ou seja para a pessoa que tinham mais afinidade e isso poderia ser dentro ou fora da sala de aula e da escola.
 Com isso, queríamos mesmo que eles explorassem a escrita de uma forma interessante e dinâmica, levando o conhecimento da correspondência  através da construção obtida.
Oficina Corpo e Arte em Movimento
 Na oficina corpo arte e movimento, proporcionamos aos alunos varias atividades diversificadas onde eles puderam explorar os seus movimentos. Começamos aplicando técnicas de relaxamento, pois por meio destas, eles iriam se desinibindo e realizariam as outras atividades.
 Foi trabalhada com os alunos a história Cabelo de Lelê, pois estávamos na Semana da Consciência Negra, os alunos expressaram sua criatividade na construção de uma boneca feita com materiais reutilizados. Após eles dançaram a música samba lelê, e fizeram a exploração de movimentos através do seu corpo, nessa atividade os alunos interagiram uns com os outros e cada um teve a oportunidade de fazer seu movimento e o colega imitá-lo.
 Os alunos escreveram quais atividades recreativas mais gostavam de realizar e quais cantigas de rodas gostavam. Através destas escritas foi explorado na quadra da Escola as preferidas deles. Essa oficina foi muito válida, pois os alunos puderam através das atividades realizadas, explorar o seu corpo, desenvolver a lateralidade, o equilíbrio e a coordenação motora, ampla e fina.
Oficina Tecnologia na Educação
 Na oficina tecnologia na educação, procuramos explorar todos os tipos de tecnologias existentes na escola, primeiramente propusemos aos alunos que assistissem um filme referente ao natal, que foi reproduzido no telão com o auxilio do data show. Depois fizemos uma roda de conversas sobre o tema do filme e fomos com os alunos até a sala de informática onde os mesmo utilizaram o editor  de texto.
 Os alunos ajudaram-se na hora de digitar o texto, pois alguns obtinham mais conhecimento dos que os outros, mas foi produtivo e essa atividade gerou a interação entre eles. Depois  jogaram uns jogos educativos. Também trabalhamos músicas natalinas com eles, para a apresentação de final de ano.
 Essa oficina foi a que os alunos mais se envolveram e obtiveram tempo de concentração maior, pois eles utilizaram ferramentas que em casa usam para o seu lazer.
Considerações finais
  As oficinas realizadas com o projeto PIBID, proporcionaram  aos alunos e também a nós acadêmicas, uma aprendizagem de maneira lúdica e prazerosa onde ocorreu troca de conhecimento entre todos os envolvidos. Pudemos ao logo desse período que realizamos as atividades aprimorar nossos conhecimentos e conseguimos fazer uma relação do que estávamos aprendendo em aula com o que vivenciamos na escola.
 Ao término de cada oficina conseguimos alcançar os objetivos que tínhamos com os alunos, eles conseguiram interagir uns com os outros, trabalhar em grupo, expor suas ideias e desenvolver sua criatividade, isso proporcionou uma satisfação a nós bolsistas de iniciação a docência. O modo com que nos trataram na escola acrescentou muito na nossa prática, pois tanto os alunos, quanto a equipe da escola foram muito atenciosos o que nos  passou segurança.
  Concluímos que o PIBID é de extrema importância para nossas acadêmicas, pois proporcionou a aprendizagem e a experiência de sala de aula e fez com que fixássemos as nossos ideias como futuras professoras.
 
Algumas imagens das atividades realizadas no projeto
 
 
 
 


 
 




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