SABERES E SABORES DA DOCÊNCIA: O REENCANTAMENTO DO PRAZER DE
APRENDER E ENSINAR ATRAVÉS DA MITOPOÉTICA DO ALEGRETE
Orientadoras: Martha Giudice Narvaz, Professoras
colaboradoras Edilma Machado de Lima, Percila Silveira de Almeida. Bolsistas
PIBID: Sara Lima Pereira, Milene Pontes, Danielle Pinheiro, Sabrina Stringari,
Ana Valéria da Silva Reck, Elene Giordano Reck, Josiane Dias de Carvalho,
Marilu Nunes Silva Ferreira, Mariana Perreira Carvalho, Cleide Machado Pacheco,
Dhienifer da Rosa Martins, Lucielle da Rosa França, Iara Soares Ribeiro, Mariza
Garcia Pinheiro, Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez, Priscila Moraes
Gomes Nunes, Beatriz Gonçalves Gomes, Rubia Oliveira Afonso, Mauri de Abreu
Severo, Sara Regina S. Vargas.
Diversos
pensadores e educadores têm enfatizado a necessidade de reafirmar a estética
como dimensão fundamental da tarefa de educar, o que implica a valorização da
profissão do magistério e o resgate do prazer de saber, um saber que tenha
sabor, uma aprendizagem que faça sentido, à moda dos antigos ofícios de artesão
(ALVES, 1981, 2001; CORAZZA, 2005; FREIRE, 1974, 1997, 2001; GADOTTI, 2003) em
contraste com as linhas de montagem da educação tecnicista, competitiva e
individualista capturada pela lógica neoliberal (BAUMAN, 2003; LIBÂNEO, 2007). Concebendo
a educação e o ensino escolar como ato político, ético e estético, em seu
clássico, pedagogia da autonomia, Paulo Freire (1997) coloca a questão da ética
e da estética do ser professor: o que se deve saber e como se deve ser
professor. Para ele, o poder do professor está tanto na sua capacidade de
refletir criticamente sobre a realidade para transformá-la quanto na
possibilidade de formar um grupo de companheiros e companheiras para lutar por
uma causa comum. Ele insistia que a escola transformadora era a escola de
companheirismo, por isso sua pedagogia é a pedagogia do diálogo, das trocas, do
encontro, das redes solidárias: companheiro vem do latim e significa aquele que
partilha o pão (GADOTTI, 2003). O objetivo deste trabalho é o de apresentar o
programa intitulado saberes e sabores da docência: o reencantamento do prazer
de aprender e ensinar através da mitopoética do alegrete, construído neste
marco teórico-político. O referido programa integra o programa institucional de
bolsa de iniciação à docência - PIBID da Uergs. Desenvolvido junto ao curso de
pedagogia: licenciatura da unidade da Uergs em Alegrete, o presente programa
articula o ensino à pesquisa e à extensão na área da formação docente, integrando
universidade e comunidade local. Busca-se suscitar o desejo de ser professor e
de ser professora, o que viabilizará, entre outros aspectos, o pertencimento a
uma comunidade que se reconhece em sua história e suas tradições, sobretudo na
história de lutas do guerreiro povo alegretense diante do desenraizamento
cultural-existencial observado nestes tempos de globalização (BAUMAN, 2003). Desenvolvidas
por vinte acadêmicos(as) e três professoras do curso de pedagogia, as
atividades estão sendo realizadas em duas escolas públicas da comunidade
alegretense, envolvendo docentes e cerca de 500 crianças que cursam os anos
iniciais destas escolas. Serão apresentadas as atividades desenvolvidas junto
às escolas, dentre elas, as oficinas 1) Era uma vez...: oficina de contação de
historias; 2) oficina pequenos escritores do alegrete: práticas de leitura e
escrita; 3) oficina um, dois, três...: alfabetização matemática e
desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; 4) oficina sopa de letrinhas:
oficina de letramento e alfabetização; 5) oficina corpo e arte em movimento e
6) oficina navegando: introdução à informática, enfatizando-se as reflexões
oriundas do processo de imersão das alunas e alunos integrantes do PIBID na
realidade escolar local.
Orientador: Martha Giudice Narvaz, Percila Silveira de Almeida. Bolsistas PIBID: Ana Valéria da Silva Giordano Reck.
O compromisso da
intelectualidade brasileira com as elites e com a manutenção da ordem social
sexista, classista e racista tem sido extensamente historiado, bem como a
exclusão das mulheres dos espaços educacionais (NARVAZ, 2009). No que tange
especificamente à EJA, sabe-se que a necessidade de arcar com as
responsabilidades familiares é um dos principais motivos de evasão das mulheres
adultas da escola, sobretudo se pobres, negras e habitantes das áreas rurais (FERREIRA,
2007). O objetivo deste trabalho é o de apresentar dados preliminares da
pesquisa que vem sendo realizada no município de alegrete, intitulada saberes e
práticas de gênero da EJA em alegrete e São Francisco de Paula. Busca-se
investigar os discursos e as práticas relativas às concepções de gênero que
circulam nos espaços escolares da EJA, em duas regiões distintas do estado do Rio
Grande do Sul - Alegrete, na fronteira oeste e são Francisco de Paula, na serra
gaúcha. Identificar as práticas pedagógicas relativas às questões da educação e
do gênero é tarefa fundamental que pode subsidiar ações voltadas tanto à
formação inicial quanto à formação continuada de educadores e educadoras da EJA.
Intentamos conhecer os saberes e as práticas de educadores(as), famílias e
alunos e alunas da educação de jovens e adultos acerca das relações de gênero e
da educação em dois diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul (Alegrete
e São Francisco de Paula), que apresentam marcas da cultura gaúcha
tradicionalista, cada uma a seu modo. Inicialmente, será apresentado o
delineamento da pesquisa, bem como o conceito de gênero aqui trabalhado,
enfatizando-se a reflexão acerca da necessidade da consideração das questões de
gênero no campo da EJA.
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO E PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE ALEGRETE
Orientador:
Martha Giudice Narvaz, Edilma Machado de Lima. Bolsistas
PIBID:
Josiane Dias de Carvalho
O objetivo deste trabalho é o de
apresentar algumas reflexões a partir dos resultados encontrados em pesquisa
realizada na disciplina projeto pedagógico do curso de pedagogia: licenciatura,
da Uergs em Alegrete. A instituição de ensino investigada foi uma escola
municipal de educação básica (EMEB) deste mesmo município, buscando-se
compreender as atuais condições de trabalho docente. A pesquisa teve enfoque
qualitativo e adotou-se como instrumentos a análise documental e observações no
espaço escolar. Participaram deste estudo três acadêmicos que cursam o terceiro
semestre do curso de pedagogia. Os resultados apontaram para a falta de
recursos materiais, pressão sofrida pela escola para tratar de questões que
deveriam ser tratadas no âmbito familiar, falta de envolvimento da família com
as questões educacionais de seus filhos e, principalmente, insatisfação com a
falta de harmonia entre as diretrizes da educação nacional e a realidade da
escola. Foram também objeto de análise as condições de construção do projeto
político pedagógico da escola investigada, sobretudo se tal construção foi um
processo coletivo da comunidade escolar e se esse projeto estava sendo
praticado no dia-a-dia da instituição. Inicialmente, será apresentado o
delineamento metodológico da investigação, bem como os resultados encontrados e
as discussões realizadas a partir dos dados analisados. Enfatiza-se a
importância da implantação do projeto político pedagógico bem como a análise
dos processos de gestão daí decorrentes como importantes práticas a serem
estimuladas no curso de pedagogia, articulando o ensino à pesquisa e à
extensão.
LITERATURA E CINEMA NA ESCOLA: RELATO
DE EXPERIÊNCIA
Orientador: Martha Giudice Narvaz, Percila
Silveira de Almeida. Bolsistas PIBID: Maria Aparecida Martinez Fontanari e
Jussara P. Vaz.
Nossa compreensão de que literatura e
cinema sempre estiveram muito próximos quanto à linguagem e comunicação
artística ou de manifestação cultural da sociedade vigente nos instiga a propor
e trazer para o momento nossa reflexão. A literatura como estrutura de
narrativa escrita, e o cinema como narrativa das situações cotidianas por meio
das imagens pode ser uma linguagem interessante para o desenvolvimento dos
processos ensino e aprendizagem na escola. A literatura tem suas
especificidades, propriedades do escritor que apresenta um mundo de
experiências e vivencias sócio-históricas. O cinema como representante da
sétima arte, mesmo quando definido por um autor ou diretor, só pode se efetivar
pelo trabalho de um conjunto de pessoas assim nosso artigo se apresenta como um
relato de experiência desenvolvida em sala de aula e que partiu de uma proposta
desenvolvida na disciplina pedagogia de projetos, ministrada no curso de
pedagogia licenciatura da unidade alegrete, da universidade estadual do rio
grande do sul. A proposta de nossa experiência tem-se constituído como um
aprofundamento da relação necessária entre cultura e educação por meio da
história literária e seus personagens. A experiência se desenvolve com alunos,
de 6° ano, de uma escola da rede estadual na cidade de alegrete. Utilizamos a
metodologia do ensino por meio da linguagem do cinema onde os alunos reescrevem
a história literária a partir de sua compreensão, constituindo espaços para o
desenvolvimento critico da realidade e para a construção de uma inserção nas
situações se necessário. Apresentaremos também no corpo de nosso relato como
tem se desenvolvido as atividades e qual percepção os envolvidos em nossa
experiência trazem consigo sobre o que tem vivenciado.
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA SOCIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
Orientador: Martha Giudice Narvaz, Percila Silveira
de Almeida, Edilma Machado de Lima. Bolsistas PIBID: Sara Lima Perreira, Milene
Benites Pontes, Daniele Pinheiro, Sabrina Stringari, Ana Valeria da Silva
Giordano Reck, Elene Giordano Reck, Dhienifer da Rosa Martins.
Há
muito tempo, as preocupações com a qualidade do ensino, com o ambiente da
escola, com as questões educativas e pedagógicas, bem como com todas as
totalidades das questões que relacionam e que, correlacionam educação e
sociedade, têm servido de motivação para muitas propostas de formação. Quando
levamos em conta o potencial acadêmico e o papel social que se entende devam
ter as instituições públicas de ensino, a Uergs em Alegrete vem desenvolvendo projetos
que reconheçam e valorizem o diálogo com os espaços educativos formais e não
formas da comunidade a qual pertence. Nosso objetivo com o presente trabalho é
o de apresentar o programa de extensão intitulado Educação, Formação de Professores
e Prática Social: desafios e perspectivas na formação docente que está sendo
realizado pelo curso de pedagogia: licenciatura da unidade da Uergs em
alegrete. Articulando ensino, pesquisa e extensão na perspectiva do diálogo da
universidade com a comunidade local, o referido programa constitui-se de ações
interdisciplinares que visam a promoção do conhecimento de forma articulada,
propiciando aos(às) discentes aliar teoria e prática, ensino e pesquisa, bem
como proporcionar a troca de saberes entre os espaços acadêmico e popular. Serão
apresentadas as atividades que constituem o programa, tais como as oficinas de
capacitação na área da formação docente, seminários e a semana acadêmica do
curso de pedagogia, que versam sobre temas de interesse da comunidade, proferidas
por personalidades de destaque da região e do estado no âmbito da formação
docente. Serão ainda enfatizados os processos de articulação da universidade
com a comunidade, bem como apresentados dados preliminares do programa, que
está em fase de execução.
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